Câmara Municipal reorganiza arquivo de documentos do Legislativo.

por Câmara Municipal última modificação 11/09/2018 08h42
O Presidente Dr. Loredan Mello, convoca equipe de Servidores para reorganizar arquivo da Câmara Municipal de Altamira.
Câmara Municipal reorganiza arquivo de documentos do Legislativo.

Arquivo Câmara ATM

Câmara reorganiza arquivo de documentos do Legislativo

O Presidente Dr. Loredan Mello, convoca equipe de Servidores para reorganizar arquivo da Câmara, para adequar o setor e apresentar aos Vereadores na próxima Reunião Ordinária. A Comissão de Patrimônio responsável pelo setor de Arquivo da Câmara, composta pelos Servidores: Dr. Samuel, José de Farias e Klewton Saraiva, os quais apresentaram as mudanças feitas para qualificar o sistema de arquivamento dos documentos produzidos pelo Legislativo Municipal. O trabalho teve como foco a organização dentro dos padrões técnicos exigidos pela Lei de Transparência. A recuperação de documentos históricos e adequação os quais deverão de digitalizados e em breve disponibilizados no site. No prédio da Câmara não havia espaço suficiente para o arquivamento correto dos documentos, os quais ficavam dispostos em diversos locais, em estruturas inadequadas. Hoje com a mudança foi organizado em um anexo, localizado ao lado do prédio do Poder Legislativo, onde estão armazenados em local próprio e em segurança, em arquivos de fácil acessibilidade.

Uma equipe foi convocada multissetorial, composta pelos Servidores: Dr. Samuel – Assesor Jurídico e Presidente da Comissão de Patrimônio, Manoel Acácio – Secretário Administrativo, José de Farias – Chefe de RH, Klewton Saraiva – responsável pelo Site, Fátima Bastos – Chefe da Ouvidoria, Vanilda Lopes – Secretária da Presidência e, demais servidores: Evaldo Porfírio, Raimundo Nascimento Eletricista, Sinézio Freitas, Júlio, Otaíde, Cristiano, Rosalva, Maricélia e Nazaré. Os quais se empenharam para que o arquivo fosse totalmente organizado, tudo isso visando a implantação na melhoria de catalogação, conforme as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e da Lei nº 12.527/2011.

Assim a partir do momento que a documentação estiver toda digitalizada, os gastos com impressões nas pesquisas realizadas serão diminuídos. Isso levará também à facilidade por parte do cidadão de acesso à Informação Pública, afirmou Dr. Loredan Mello. O Departamento de Pessoal da Câmara, documentos diversos, entre eles prestações de contas, documentos de servidores inativos, Livros de Atas com registro das reuniões Plenárias realizadas nos anos anteriores. Esse foi o primeiro passo, o alicerce para no futuro implantação do Memorial do Legislativo.

O presidente da Câmara, Dr. Loredan de Andrade Mello (MDB), destacou a importância da ação. “Nesta Casa estamos priorizando investimentos para preservar documentos e possibilitar que possamos cumprir com a obrigação de facilitar o acesso às pessoas, que em breve poderão acessar todos esses documentos. Agradeço aos servidores envolvidos na tarefa. Precisamos preservar hoje para contar a nossa história amanhã”, finalizou o Presidente.